Aeroporto de Uberaba passará por reforma
quarta-feira, 29 de maio de 2013O prefeito Paulo Piau se reuniu, ontem, com diretores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para discutir sobre adequações no aeroporto de Uberaba. O projeto prevê adequações na estrutura do aeroporto e a ampliação da pista de pouso. O assessor especial da presidência da Infraero, Solimar José Wichrowski, destacou que a capacidade da pista de Uberaba é muito reduzida. “O avião, hoje, faz um retorno e volta pela pista, o que aumenta o tempo para decolar e reduz o número de voos, uma vez que só pode ter um avião em trânsito. Sem contar que o tempo para fazer a manobra e depois alçar voo gera um gasto de combustível muito maior”, disse o assessor.
Entretanto, a principal preocupação da Infraero vai além da pouca capacidade do aeroporto, entendendo que a localização se tornou inadequada, por não atender à legislação vigente, o que impede de trazer aeronaves maiores para o aeroporto. A construção de uma taxiway, que é a faixa de pista em um aeródromo em que a aeronave pode rodar (taxiar) para um hangar terminal ou pista, é necessária tanto para que a cidade possa receber aviões de grande porte como também para o cumprimento da legislação. “As casas instaladas no entorno do aeroporto estão ferindo o espaço da pista, pois estão muito próximas”, explicou Wichrowski, observando que o projeto prevê uma redefinição do terminal, que também estaria infringindo esse espaço.
A Infraero ficou com cópias do projeto para a devida análise técnica. Um dos pontos do projeto é a desapropriação de imóveis residenciais, para que seja feita a ampliação da pista com a margem de segurança prevista em lei. “É importante ressaltar que não há intenção de prejudicar a população desnecessariamente”, enfatizou o assessor, lembrando que irá desapropriar o mínimo de casas possíveis.
Ainda segundo ele, o andamento rápido das negociações só irá beneficiar o crescimento de Uberaba. “Com a construção de um Aeroporto Internacional de Cargas na região, haverá um aumento significativo na aviação executiva e a cidade precisará estar preparada para atender à forte demanda ou acabará perdendo espaço”, afirmou. Nova reunião será marcada para os próximos dias.
Boom – Piau reforçou que o desenvolvimento está nas mãos de Minas e que a região do Triângulo Mineiro está vivendo o seu melhor momento e Uberaba tem toda a capacidade necessária para se aproveitar desse momento e crescer. “Não somos uma região qualquer e isolada. Damos uma grande contribuição para o desenvolvimento de Minas Gerais. Estamos ricamente abastecidos com instituições de ensino superior federal, estadual e particular, um cenário que cresceu rapidamente nos últimos dez anos. Está na hora, sim, de começarmos a pensar em um desenvolvimento mais estruturado da nossa cidade”, afirmou Piau.
O prefeito ainda destacou que a região está se fechando como instrumento de formação regional e que o poder público tem o papel de fortalecer esse crescimento. “Estamos trabalhando com a integração entre os municípios para melhorar para a região de forma que todos cresçam juntos. A segregação já é um conceito que estamos tratando como sepultado.”
Promessa de reforma na cidade Uberaba – A reforma do aeroporto da cidade de Uberaba foi prometida pela presidente Dilma Rousseff, dentro do plano de subsídio lançado pelo governo federal para apoiar a expansão da aviação regional no país. Também prometeu que o município participará dos subsídios que deverá garantir que o preço das passagens aéreas seja equivalente ao das tarifas de ônibus. “Queremos incentivar a aviação para cidades médias. Por isso, criamos uma estrutura de subsídios que vão assegurar o fluxo de passageiros.” Segundo a presidente, o projeto de interiorização da aviação regional prevê investimentos em 280 aeroportos brasileiros. Esses terminais serão ampliados e reequipados, dentre eles o de Uberaba. “Iremos garantir uma estrutura mínima de pátio, pista e terminal.”
Fonte: Jornal de Uberaba