Curso para casal grávido é realizado em Uberaba
quarta-feira, 24 de outubro de 2012O setor de saúde da Polícia Militar (PM) em Uberaba, no Triângulo Mineiro, realizou na semana passada o curso “Casal Grávido”. A atividade ajudou a entender melhor essa fase da vida, de descobertas e até mesmo de apreensão, para cuidar de outra vida tão frágil.
Os casais de primeira viagem tiveram como assunto em comum a chegada de um novo ser. A maioria dos participantes passa pela experiência pela primeira vez. “A gente chega com muitas dúvidas e muita ansiedade para ver se resolve tudo no curso”, contou a militar do Corpo de Bombeiros, Jéssica Ribeiro de Matos.
No encontro todas as dúvidas foram esclarecidas. O curso, que está na terceira edição, foi realizado na 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) e aberto a toda a comunidade. Os bonecos ajudaram a entender os cuidados necessários para lidar com os pequeninos que vão chegar. “A hora que chegar o bebezinho vai ser mais difícil, mas agora teremos uma noção”, afirmou Jéssica.
A equipe de militares é formada por psicóloga, técnico em enfermagem, ginecologista e odontopediatra. Alguns cuidados devem ser observados durante a gestação e principalmente quando o bebê nasce. “Tudo é protegido pelas células de defesa do leite materno. Quando uma criança recebe um alimento que não é o leite materno, recebe uma alimentação artificial ou um outro tipo de leite, tem que ser feita a limpeza”, explicou a odontopediatra Sílvia França.
E é por isso que eles participam de cada dia dessa nova etapa. “Como a gente é homem, acaba não sabendo o que está acontecendo e fica sempre naquela dúvida: ‘será que a culpa é minha?’, então isso é muito importante para a gente. Agora estou aprendendo que, às vezes, é coisa da mulher, do organismo dela, aí dá mais tranquilidade”, ressaltou o bombeiro Fabrício Eduardo Dalfior.
Fonte: G1