Sete novos casos suspeitos de H1N1 são avaliados em Uberaba
terça-feira, 4 de junho de 2013Após a confirmação da morte de uma paciente de 35 anos, vítima do vírus H1N1, e de outra mulher, com o mesmo vírus, que está internada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), o secretário municipal de Saúde na cidade Uberaba, Fahim Sawam, informou que o município está em alerta, uma vez que outros sete casos suspeitos estão sendo avaliados na cidade.
Segundo o secretário, seis pacientes estão sendo atendidos no HC-UFTM e outro, da cidade de Igarapava (SP) faz o tratamento no Hospital e Maternidade São Domingos. “Dois são da cidade de Uberaba, mas cinco são das cidades vizinhas Igarapava, Sacramento, Conquista, Conceição e Pirajuba. Todos estão aguardando os resultados dos exames”, disse.
Durante a campanha de vacinação para o grupo prioritário, foram vacinados na cidade idosos, pacientes crônicos e crianças de zero a dois anos, cumprindo mais de 95% da meta estimada pelo Ministério da Saúde, que era de 80%. Fahim informou que o Município está tentando conseguir o máximo de vacina junto ao Ministério para continuar efetuando as vacinações.
O secretário informou, ainda, que já há um estoque de vacina que será destinado primeiramente à imunização de professores e todos os funcionários do HC-UFTM, prevenindo essas pessoas que lidam com o contato direto com várias pessoas.
A campanha emergencial será iniciada na próxima quinta-feira (6), mas a conscientização deve ocorrer desde já. “É importante nós alertamos sobre a necessidade de colaboração de todos. Quantas vezes a gente coloca a mão no rosto e na boca sem perceber, quantas vezes transmitimos fluídos, secreções da boca e do nariz para outras pessoas. Então neste momento é muito importante que todos se conscientizem”, orientou o secretário.
Fonte: G1