Veículos apreendidos em pátio de Uberaba devem ir a leilão em 3 meses
quinta-feira, 27 de junho de 2013Os veículos apreendidos no pátio conveniado ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), em Uberaba, devem ir a leilão nos próximos três meses. Atualmente cerca de quatro mil carros e motos estão retidos em um dos pátios da cidade. A intenção é realizar os leilões nos dias 3 de setembro, 3 de novembro e 3 de fevereiro de 2014.
A ação está prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Os veículos que ficarem apreendidos nos pátios terceirizados mais de 90 dias deverão ser leiloados. Na cidade, são cerca de 4 mil veículos apreendidos. Entre eles, modelos novos, antigos, os que se encontram em péssimo estado, sucata e os mais conservados.
A iniciativa da Prefeitura será realizada em parceria com o Detran. O objetivo é desafogar os pátios, no entanto, de acordo com o procurador do município, Paulo Leonardo, os leilões trazem outros benefícios, como a arrecadação de impostos em atraso. “Parados debaixo de sol e chuva. Isso pode gerar infestação de dengue, pequenos animais que podem vir a surgir. A outra questão é a necessidade do Estado e município arrecadar IPVA que estão atrasados e multas sobre estes veículos”, argumentou.
O procurador ainda explica que os proprietários dos veículos leiloados serão acionados e terão a oportunidade de regularizar a situação. “Se for designados oficialmente estes leilões os proprietários serão oficiados a regularizar definitivamente o veículo. Aquele que não for regularizado será destinado ao leilão”, explicou.
A diária no pátio administrado por Vitor Augusto Alves Cobo é R$ 25 para carro e R$ 15 para moto. Para o gerente, a realização do leilão é uma boa notícia. “Vai diminuir espaço que a gente utiliza. A gente está com quase 30 mil metros ocupados. vamos diminuir a quantidade de funcionários, vai diminuindo e vai melhorando a administração da empresa”, comemorou.
Os editais serão publicados com um mês de antecedência e os interessados poderão ir ao pátio para averiguar os veículos. A expectativa é leiloar de 1000 a 1200 automóveis em cada evento. Uma solução, enfim, para alguns que estão no local há mais de 10 anos. “Tem problema judicial e administrativo que até hoje não foram para leilões. A maior parte que tem aqui é de dois e três anos”, concluiu o gerente do pátio.
Fonte: G1